AIEA diz que Irã avança no “bom caminho” em questões nucleares

O diretor geral interino da AIEA, Cornel Feruta, afirmou que nas últimas semanas foram registrados “compromissos” do Irã sobre temas relacionados às declarações de segurança nuclear à agência.

04/10/19 – 11h12

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmou nesta sexta-feira que o Irã deu um “passo no bom caminho” no que diz respeito a seu programa nuclear, mas advertiu que alguns temas não foram completamente abordados.

O diretor geral interino da AIEA, Cornel Feruta, afirmou que nas últimas semanas foram registrados “compromissos” do Irã sobre temas relacionados às declarações de segurança nuclear à agência. “Este compromisso não significa que os temas estão totalmente abordados, mas é um passo no bom caminho”, declarou.

Feruta informou que os temas mais importantes da AIEA não envolvem diretamente o acordo nuclear de 2015 entre o Irã e as principais potências mundiais, e sim acordo de segurança definidos com a agência.

O organismo da ONU mantém a prudência e não especificou os temas, mas fontes diplomáticas em Viena afirmaram que a agência aguarda informações dos iranianos relacionadas a algumas mostras obtidas este ano em um depósito próximo de Teerã.

 

Diário do Nordeste

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *