Presidente da Comissão Europeia diz que risco de Brexit sem acordo permanece “muito real”

O principal entrave à elaboração de um acordo é a questão alfandegária – o “backstop” – na fronteira entre a Irlanda do Norte, que integra o Reino Unido, e a República da Irlanda, que continuará na UE.

18/09/19 – 10h29

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, disse que o risco de que o Reino Unido deixe a União Europeia (UE) – processo chamado de “Brexit” – sem um acordo com o bloco permanece “muito real”. Em discurso ao Parlamento Europeu nesta quarta-feira, Juncker afirmou que um Brexit sem acordo “pode ser a escolha do Reino Unido, mas jamais será a nossa”.

O principal entrave à elaboração de um acordo é a questão alfandegária – o “backstop” – na fronteira entre a Irlanda do Norte, que integra o Reino Unido, e a República da Irlanda, que continuará na UE. Juncker declarou que não tem “apego sentimental” ao backstop, mas permanece comprometido com o seu propósito.

Juncker e o premiê britânico, Boris Johnson, se reuniram na segunda-feira (16). “Pedi ao primeiro-ministro que especifique as alternativas que ele pode prever”, disse o presidente da Comissão. Fonte: Associated Press.

 

Diário do Nordeste

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *