Secretaria da Educação e FDR lançam atividades de preparação para o Enem

O projeto “Enem: Chego Junto, Chego Bem” terá aulões, concurso de redação e festival cultural, entre outras ações.

30/05/19 – 09h44

Saltaram do ensino médio para o superior, em 2018, 20.207 estudantes da rede pública cearense — 19,6% mais do que em 2017 (16.897). Como estratégia para manter e impulsionar a evolução dessa estatística, a Secretaria da Educação do Ceará anunciou ontem, 29, no teatro do shopping RioMar Fortaleza, a continuidade dos investimentos em atividades que transformam a jornada de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) num processo de equilíbrio entre conhecimento conteudista e bem-estar físico e emocional.

O lançamento das ações deste ano do projeto “Enem: Chego Junto, Chego Bem” foi conduzido, inicialmente, pela secretária da Educação, Eliana Estrela, pela vice-governadora do Estado, Izolda Cela, pelo secretário da Educação Básica do Governo Federal, Jânio Carlos Endo Macedo, e pela presidente do Conselho Curador da Fundação Demócrito Rocha (FDR), Luciana Dummar. “De pelo menos dez anos para cá, o Ceará tem investido em educação de maneira consistente, engajada na causa e plural em iniciativas”, ressaltou Luciana.

Executado em parceria com a FDR, o projeto mescla atividades de fixação de conteúdo, de lazer e de cultura, como distribuição de coletâneas de provas, aulões em todas as regiões do Estado, cursos e concurso de redação, corrida de rua e festival de arte. Além disso, possibilita a estudantes e professores de 2º e 3º anos da rede estadual acesso gratuito ao jornal O POVO e a cursos e outras ferramentas de estudo em plataforma de educação digital a ser lançada mês que vem.

Raymundo Netto, coordenador da iniciativa pela Fundação, acredita que a plataforma digital “Enem Mix” amplia o alcance do projeto, uma vez que permite que os estudantes tenham livre acesso a cursos para alto rendimento, orientação vocacional, correção de redação e mais.

No entender da vice-governadora Izolda Cela, essa parceria complementa o trabalho de preparação e estímulo feito durante todo o ano pelo Estado. Ela também afirmou que o intuito das atividades físicas, culturais e de lazer promovidas é “equilibrar energias para que eles (estudantes) tenham mais disposição, foco e resiliência para os estudos”.

Jânio Carlos, do Ministério da Educação (MEC), reconheceu, diante dos estudantes, que a educação cearense é referência para o Brasil. “É importante que vocês tenham em mente que este grupo que está aqui, junto aos demais, fazem história neste País”, ressaltou. O gestor lembrou, contudo, que, para chegar a este patamar, foi preciso investir numa política pública continuada. “Isso não foi construído de hoje. É um trabalho de 12 anos”, observou.

“Estamos tentando acertar”, reforçou a secretária estadual da Educação, Eliana Estrela. Em sua fala para os estudantes, ela sustentou que o trabalho feito pela pasta precisa do apoio e do protagonismo deles. “É por meio da educação que se constrói conhecimento e conhecimento é a única coisa que não se tira da gente. Agarrem isso”. Segundo a gestora, 99,7% dos alunos da rede estadual estão inscritos para o Enem 2019.

Programação de 2019

Curso e concurso de redação: Chego Junto, Chego a Mil

Curso exclusivo de formação em redação para o Enem, destinado a professores

Quatro cadernos de coletâneas de provas do Enem

88 aulões-show de motivação e de redação

Festival estudantil de arte e cultura: Alunos Que Inspiram

Corrida de rua: Aogosto do Aluno

Plataforma de educação digital: Enem Mix

Assinatura digital do jornal O POVO

O Povo

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *