Constança, no sul da Alemanha, declara emergência climática

Constança é primeira cidade alemã a aprovar resolução que define mudanças climáticas como ameaça grave. Medida foi estimulada por sugestões da ala local do movimento ambientalista Fridays for Future.

03/05//19 – 11h15

A cidade de Constança, no sul da Alemanha, tornou-se a primeira do país a aprovar uma resolução na qual declara situação de emergência climática. A resolução, que foi aprovada por unanimidade pela câmara municipal nesta quinta-feira (02/05), surgiu de sugestões do grupo local do movimento ambientalista mundial Fridays for Future.

A resolução tem vários objetivos, que incluem a meta de fornecer um suprimento de energia limpa para edifícios, a gestão de energia para prédios públicos e um novo plano de mobilidade urbana.

A ideia surgiu em fevereiro, quando ambientalistas abordaram o prefeito Uli Burchardt, que então encarregou funcionários de desenvolverem um projeto provisório.

“Para garantir que a aprovação dessa resolução seja mais do que um ato simbólico, temos que analisar quem pode e quem deve contribuir”, afirmaram os legisladores da cidade.

Membros do movimento Fridays for Future (ou Greve pelo Futuro, como vem sendo chamado no Brasil) disseram que a cidade de Constança se comprometeu a fornecer relatórios anuais para monitorar o progresso na redução de suas emissões de dióxido de carbono.

“A declaração de emergência climática do conselho da cidade de Constança é um sinal importante para toda a Alemanha”, disseram eles num comunicado.

Embora reconheçam que o termo emergência não foi usado no sentido legal estrito, os membros da câmara municipal consideraram importante reconhecer “a ameaça representada pelas mudanças climáticas e fazer com que a crise climática e suas graves consequências se tornem prioridade”.

Várias cidades ao redor do mundo, entre elas Los Angeles, Londres, Vancouver e Basileia, aprovaram recentemente resoluções similares. O mesmo foi feito pelo Parlamento britânico, também nesta quinta-feira.

 

Deutsche Welle

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *