Conheça o Centro de Cidadania e Direitos Humanos do Conjunto Ceará e seus projetos

O Centro de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) do Conjunto Ceará, antes conhecido como CSU, abriga o projeto municipal CIDADE AMIGA DO IDOSO, onde reúne diversas atividades voltadas para a terceira idade.

21/01/19 – 11:40

O antigo CSU, como era conhecido da maioria da população residente no Conjunto Ceará, hoje tem um importante papel no atendimento às pessoas da terceira idade. Em parceria com o Centro Intergeracional de Referencia para a Pessoa Idosa – CIRPI e com o Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, o local oferece diversas opções de atendimento e acolhimento em várias modalidades de cuidados que vão desde a alimentação até o preparo físico.

Sabe-se que nessa fase da vida é comum que a mente e o corpo estejam mais vulneráveis, a rotina diária muitas vezes sem sair de casa acaba fatigando o idoso. O CIRPI promove projetos que estimulam o corpo e a mente saudável.  À frente do projeto está o coronel Sérgio Gomes, entusiasta da causa envelhecimento ativo e saudável.

A seguir, algumas das atividades que são ofertadas ao público, em especial, o idoso:

PROJETO DAS HORTAS

A ação das hortas é voltada para pessoas acima de 50 anos. Essa ação atua com técnicos e é supervisionada pelo agrônomo e mestre de irrigação Rômulo Uchoa. Os idosos participam de 3 a 4 colheitas ao mês, onde podem adquirir tomates-cereja, alface, couve, pimentinha e pimentão. Cada colheita recebe de 500 a 600 idosos.

A próxima colheita será realizada no dia 25/01.

As pessoas acima de 50 anos que tenham interesse em se cadastrar podem ir à Estufa localizada na Av. F, sem número, próximo ao colégio João Nunes, portando RG e cópia do comprovante de residência.

Horário de atendimento 7h às 10h e 15h às 17h.

PARQUE AQUÁTICO

O Parque Aquático do CCDH possui piscina infantil e adulta, admitindo de crianças a idosos, somando um total de 26 turmas.

Hidroginástica

Com 8 turmas de 90 alunos nos dias de 4ª e 6ª ou 3ª e 5ª, a hidroginástica atende em média 720 idosos, supervisionados pelos professores Alessandro e Ramona. Para se inscrever na hidroginástica é necessário ter acima de 50 anos, ou inferior portando laudo médico.

Natação

A natação adulta também ofertada em 8 turmas de 50 alunos nos dias de 4ª e 6ª ou 3ª e 5ª, é oferecida às pessoas acima de 10 anos. Os 400 alunos participantes são ensinados pelas professoras Leuda e Consuêlo durante os seis meses de aula.

A responsável pelo parque aquático, Fabíola, afirma que pessoas acima de 55 anos podem pedir prioridade para natação com antecedência, uma vez que é ainda mais importante um idoso na natação, onde os músculos são mais exigidos, que na hidroginástica.

Não se esquecendo das crianças, o CCDH também promove natação infantil com um total de 10 turmas nos dias de 4ª e 6ª ou 3ª e 5ª para crianças entre 4 e 9 anos, ministradas pelas professoras Ronyele e Suzy.

Crianças portadoras de deficiência também podem participar da natação, sem restrição de turmas. Há flexibilidade para essas crianças, onde a mãe pode assistir à aula ao lado da criança e até entrar na piscina junto com ela, caso seja necessário.

O parque aquático funciona de terça à sexta, com 40 minutos por aula.

Para se inscrever em uma dessas modalidades é necessário levar:

-RG ou Certidão de Nascimento (cópia e original);

– Comprovante de endereço (cópia e original);

– Atestado médico

– Foto 3×4

Para menores de idade, a inscrição deverá ser realizada por um responsável que deverá levar também:

– RG do responsável (cópia e original)

– Declaração escolas (original)

 

GINÁSIO POLIESPORTIVO

Com 2 quadras e equipamentos necessários para cada modalidade, o Ginásio Esportivo atua ofertando 450 vagas para futsal de salão, basquete e vôlei para homens e mulheres.

Futsal

Com 5 turmas de 30 alunos ministradas pelo professor Jardan nos dias de 4ª e 6ª, o futebol de salão é voltado para todas as idades. Cada turma é dividida pela idade: crianças dos 5 aos 8 anos, 9 aos 12, 13 aos 16, 18 aos 39, e os chamado Masters a partir dos 40 anos são convidados a participar.

Basquete

Distribuídos em 4 turmas de 30 alunos nos dias de 3ª, 4ª e 5ª, o professor Vladimir é responsável por ensinar a modalidade do basquete para homens e mulheres a partir dos 12 anos. As turmas também são divididas pela idade: dos 12 aos 16 anos, 17 aos 39, e os Masters, acima dos 40 anos.

Voleibol

Dividido em 5 categorias nos dias de 3ª, 5ª e 6ª, a professora Soraya é responsável pelos alunos interessados no vôlei. Homens e mulheres acima dos 12 anos são convidado a participar desse esporte. As turmas também são divididas pela idade, sendo dos 12 aos 16 anos, 17 aos 39, e acima dos 40 anos.

Em todas as modalidades, as aulas têm duração de 1h20min por turma.

A previsão é de que no inicio de fevereiro, as modalidades também acolherão turmas para cadeirantes.

As inscrições para as modalidades ainda estão abertas. A documentação necessária é:

-RG ou Certidão de Nascimento (cópia e original);

– Comprovante de endereço (cópia e original);

– Atestado médico

– Foto 3×4

Para menores de idade, a inscrição deverá ser realizada por um responsável que deverá levar também:

– RG do responsável (cópia e original)

– Declaração escolas (original)

 

INCLUSÃO DIGITAL – INFORMÁTICA DO ZERO

Atendendo crianças e idosos no mesmo espaço, o projeto Inclusão Digital supervisionado pelo professor David é voltado para crianças entre 8 e 10 anos e idosos acima de 60 anos.

Com 2 ou 3 meses de duração, o intuito do projeto é mostrar aos alunos o básico da informática. Cada aluno recebe uma apostila, onde o que aprendeu em aula pode ser estudado novamente em casa, com auxílio de exercícios de fixação.

Atualmente, o projeto possui 8 turmas de 9 alunos com 1h30min por aula.

Além da aprendizagem, as crianças são permitidas a terem uma interação lúdica com jogos no computador, para que a aprendizagem não se torne fatigante.

Aos idosos, o projeto vai além da tela do computador, durante o período de aula também lhes é ensinado a usar seu próprio celular, incluindo-o nas mídias sociais, como Facebook, WhatsApp, ou outros recursos.

A interação de crianças e idosos no mesmo espaço é essencial para o desenvolvimento mútuo de respeito. Segundo o professor David, as crianças também ajudam os idosos a desenvolver as atividades propostas no computador.

Os períodos de inscrição para as próximas turmas do projeto Inclusão Digital estão previstos para a segunda semana de fevereiro. É necessário para se inscrever:

-RG ou Certidão de Nascimento (cópia e original);

– Comprovante de endereço (cópia e original);

– Foto 3×4

Para menores de idade, a inscrição deverá ser realizada por um responsável que deverá levar também:

– RG do responsável (cópia e original)

– Declaração escolas (original)

 

Da Redação

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *